Downloads

Todos os materiais produzidos pelas Articuladas estão disponíveis para download, como parte do nosso compromisso com a produção e divulgação de materiais que colaborem para o combate à violência institucional contra as mulheres. Acesse e compartilhe!

MAPEAMENTO DE FLUXOS DE ATENDIMENTO PARA MULHERES: ESTRATÉGIAS E AÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL NO RIO DE JANEIRO 

Publicado no final de 2019, este mapeamento ele sistematiza informações relevantes para a garantia de direitos de mulheres vítimas de violência institucional, pensadas a partir de uma complexidade de formas e modos com essas violências se apresentam no cotidiano dessas mulheres e da diversidade de demandas materiais conformadas através delas.

 As Articuladas entendem que o levantamento e a qualificação das demandas dessas mulheres são condicionantes para a edificação de respostas estatais qualificadas ao enfrentamento das violências institucionais e que a produção de políticas, apartadas dessas realidades, reproduzem esse quadro de violências/violações.

Matéria sobre o relatório:

 
Baixe agora:
Arquivo: relatorio atendimento [versao digital revisado].pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 1 MB

O que queremos dizer quando falamos de racismo?

O Informativo é resultado das oficinas realizadas pelas organizações que integram as Articuladas no ano de 2018. O material explica o que é o racismo, as diversas formas de manifestação e como combatê-lo.

 
Baixe agora:
Arquivo: 3. folder_racismo.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 124 KB

O que queremos dizer quando falamos de cuidado?

O Informativo é resultado das oficinas realizadas pelas organizações que integram as Articuladas no ano de 2018. O material aborda o cuidado de forma ampla e como ele pode ser exercido em diferentes áreas da vida social. Também explica a importância do cuidado para ativistas e defensores de Direitos Humanos e para combater a violência de Estado.  

 
Baixe agora:
Arquivo: 4. folder_cuidado.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 109 KB

Informativo “Na Raça”

A Publicação foi elaborada e redigida por diferentes grupos, instituições e movimentos que estiveram à frente da realização de duas edições do evento “Na Raça”, realizadas em 2016 e 2017. O material traz informações sobre direitos, cuidado, música, cuidado voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira.

O material foi distribuído no evento de 2017, realizado no complexo de favelas de Manguinhos e fez parte da programação do II Encontro da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado.

Baixe, leia e compartilhe!

Realização: Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Instituto de Formação Humana e Educação Popular (IFHEP), Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), Movimento Moleque e Fórum Social de Manguinhos

Apoio: Fundação Heinrich Böll

 
Baixe agora:
Arquivo: 5. Informativo Na Raça (ano 2016).pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 1,06 MB

MULHERES, RESISTÊNCIAS E O MARCO DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL

Concebida e desenvolvida pelas Articuladas, com a colaboração de nossas parceiras estratégicas, a publicação aborda as formas de enfrentamento e de resistência à violência institucional e o lugar das mulheres na construção desses processos. As mulheres negras assumem a centralidade tanto da produção editorial quanto do contexto das narrativas, que revelam o fortalecimento das lutas frente ao recrudescimento das ações racista, cissexista e classista. 

A publicação traz artigos, entrevistas, relatos de experiência e uma linha do tempo da violência institucional nos marcos de 2020 - que nos convida a refletir criticamente sobre o tema da violência institucional enquanto enuncia estratégias de resistência. A produção do Bem Viver e a defesa dos direitos humanos das mulheres, que garantem uma existência com dignidade, juntas, misturadas, estão presentes nas reflexões.
 
Baixe agora:
Arquivo: AF_210621_Articuladas.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 22 MB