Quem Somos

Convergência de organizações e mulheres de diversas áreas de luta no estado do Rio de Janeiro, que desde 2016 se dedicam à construção colaborativa para fortalecer para o enfrentamento das violências institucionais estruturadas sobre o racismo, sexismo e opressões correlacionadas contra as mulheres, suas famílias, redes e territórios.
Acompanhem nossas redes e ações!

Articuladas atua na produção de saberes críticos, metodológicos e estratégicos que incidam na criação de medidas de combate às violências institucionais. Nossa luta é antirracista e se desdobra na garantia dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, sexuais, reprodutivos e pelo Bem-Viver.
 
Saiba mais sobre a Articuladas!

Últimas Notícias

NOTA DAS ARTICULADAS NO #8M DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Lançamos o “Levantamento de Ações 8M/2022 - diversas e não dispersas” para captar informações relativas às temáticas, estratégias e atividades que movimentam as Articuladas/RJ e parceiras no enfrentamento das violências institucionais contra as mulheres

#TBT - No Novembro Negro, Articuladas realizam a Oficina "Violência institucional e racismo contra mulheres: saúde mental e práticas de cuidado"

A oficina que encerrou as atividades do mês da Consciência Negra foi realizada em parceria com os núcleos URDIR (UERJ) e TEIA (ESS/UFF) e contou com as psicólogas Diana Malito e Simone Paulon

NOTA DAS ARTICULADAS NO NOVEMBRO NEGRO

No dia da Consciência Negra, nós, da coletiva de mulheres Articuladas, vimos acentuar a relevância das manifestações e atividades relacionadas à data e à agenda de ativismo do Novembro Negro.

Mulheres Sem Terra pautam o combate às violências no cotidiano

Em texto publicado no site do MST, mulheres que compõem o Movimento defendem que a violência racista e patriarcal só interessa ao capital e, portanto, não pode ter espaço na sociedade que estão lutando para construir. Leia na íntegra.

Ações

As Articuladas possuem como principais áreas de atuação a Formação como prática de emancipação, a Incidência como estratégia de luta antirracista e anti-sexista, e o Cuidado enquanto condição de existência plena para as mulheres. Juntas e interseccionadas, essas dimensões formam a base de nossas ações, metodologias e propostas políticas.

Formação

Produção de conhecimento crítico e metodologias capazes de provocar transformações na vida das mulheres.

Incidência

Mobilização, articulação e engajamento nos processos políticos de combate ao racismo, sexismo e violências correlatas.

Cuidado

criação e divulgação de conteúdos voltados para a valorização da vida, práticas de cuidado e segurança e pelo bem-viver.

Mapeamento de Fluxos de Atendimento para Mulheres

Estratégias e ações contra a violência institucional no Rio de Janeiro

Baixe Agora

Integrantes

Apoio